Objetivo(s): ressaltar
a importância do trabalho coletivo de forma realmente cooperativa e
democrática.
Metodologia: distribuir
uma folha de papel ofício para cada participante (no mínimo seis). Dizer para o
grupo que o objetivo da Dinâmica é que o grupo construa um boneco e que cada
participante ficará responsável por desenhar uma parte do boneco. Distribuir
canetinhas e lápis de cor e deixar o grupo trabalhar sozinho por uns dez
minutos. Passado o tempo é hora de montar o boneco (montar com fita adesiva na
parede, ou no quadro, ou no chão mesmo). Caso o grupo não tenha trabalhado de
forma coletiva efetivamente, o boneco certamente será um monstro com um braço
maior do que o outro, pernas de tamanhos, cores e formatos diferentes, cabeça maior
que o corpo etc. O dinamizador então tem a possibilidade de refletir com o
grupo o porquê do boneco ter ficado daquele jeito: o grupo trabalhou de forma
cooperativa ou cada um fez somente o seu trabalho sem se importar com o
trabalho do outro? O boneco era o objetivo do trabalho de cada um ou cada um só
se importou em fazer a sua parte sem projetar inicialmente o boneco, como um
todo, como o objetivo do trabalho individual e coletivo? Essa Dinâmica permite ao dinamizador
trabalhar com o grupo, de forma lúdica, categorias e conceitos importantes como
o sentido teleológico do trabalho, a alienação/estranhamento do trabalhador no modo
de produção capitalista, a importância de experimentarmos formas coletivas de
trabalho contra-hegemônicas etc. O dinamizador pode ainda distribuir novas
folhas em branco para que o grupo, dessa vez, trabalhe realmente de forma coletiva
na construção de um novo boneco. EM
TEMPO: dei o nome de “Dinâmica do Kadin” porque numa vez que a apliquei com
um grupo de adolescentes, os jovens deram esse nome para o boneco (que ficou
fixado na sala de aula deles até o final do ano), pois ele era o resultado de
um trabalho feito com um “kadin” de cada um.
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