"(...) não atribuímos à técnica ou ao instrumento utilizado o sentido político da intervenção profissional, mas sim aos referenciais teórico-metodológico e ético-político que esses profissionais se baseiam para explorar, principalmente durante os trabalhos com grupos, a dimensão político-pedagógica inerente à profissão." (MOREIRA, O trabalho com grupos em Serviço Social: p.144)

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Dinâmica “do Kadin”

Objetivo(s): ressaltar a importância do trabalho coletivo de forma realmente cooperativa e democrática.


Metodologia: distribuir uma folha de papel ofício para cada participante (no mínimo seis). Dizer para o grupo que o objetivo da Dinâmica é que o grupo construa um boneco e que cada participante ficará responsável por desenhar uma parte do boneco. Distribuir canetinhas e lápis de cor e deixar o grupo trabalhar sozinho por uns dez minutos. Passado o tempo é hora de montar o boneco (montar com fita adesiva na parede, ou no quadro, ou no chão mesmo). Caso o grupo não tenha trabalhado de forma coletiva efetivamente, o boneco certamente será um monstro com um braço maior do que o outro, pernas de tamanhos, cores e formatos diferentes, cabeça maior que o corpo etc. O dinamizador então tem a possibilidade de refletir com o grupo o porquê do boneco ter ficado daquele jeito: o grupo trabalhou de forma cooperativa ou cada um fez somente o seu trabalho sem se importar com o trabalho do outro? O boneco era o objetivo do trabalho de cada um ou cada um só se importou em fazer a sua parte sem projetar inicialmente o boneco, como um todo, como o objetivo do trabalho individual e coletivo? Essa Dinâmica permite ao dinamizador trabalhar com o grupo, de forma lúdica, categorias e conceitos importantes como o sentido teleológico do trabalho, a alienação/estranhamento do trabalhador no modo de produção capitalista, a importância de experimentarmos formas coletivas de trabalho contra-hegemônicas etc. O dinamizador pode ainda distribuir novas folhas em branco para que o grupo, dessa vez, trabalhe realmente de forma coletiva na construção de um novo boneco. EM TEMPO: dei o nome de “Dinâmica do Kadin” porque numa vez que a apliquei com um grupo de adolescentes, os jovens deram esse nome para o boneco (que ficou fixado na sala de aula deles até o final do ano), pois ele era o resultado de um trabalho feito com um “kadin” de cada um.

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