Objetivo(s): colocar o adolescente em contato com
seus próprios valores, levando-o a refletir sobre o que ele considera mais
importante em sua vida.
Metodologia: escrever na lousa algumas frases que
expressem uma atitude diante da vida ou um valor. Exemplos: a) para ir a uma
festa, Beto não hesitou em gastar as economias que tinha para comprar uma calça
nova. (valor subtendido: a importância do “ter”); b) Cleide ofereceu-se para
cuidar da irmã caçula para sua mãe ir ao supermercado, mesmo tendo que adiar o
encontro com o namorado. (valor subtendido: solidariedade). Listar algumas
ações que tenham importância para os participantes, tais como: “Ir a uma
festa”; “Sair com o(a) namorado(a)”; “Cuidar da irmã (ou irmão) caçula”;
“Estudar para uma prova”; “Sair com amigos” e “Fazer o dever da escola”.
Distribuir uma folha de papel para cada participante e pedir que eles a dobrem
ao meio (de maneira que eles tenham dois lados, um direito e outro esquerdo).
Em seguida, pedir que escrevam do lado direito da folha, em ordem de
importância, algumas ações listadas que fazem parte do seu dia-a-dia. O
dinamizador deverá pedir que, do lado esquerdo da folha, o participante
escreva: “quando eu era criança, para mim as coisas mais importantes eram”.
Depois deverá pedir que leiam os dois lados da folha comparando-os,
estabelecendo as diferenças entre o que hoje acham importante e o que achavam
importante quando eram crianças. Em pequenos grupos, os participantes deverão
então discutir o que pensam e, depois de voltarem para o grupão, o dinamizador
deverá coordenar a discussão polemizando as escalas de valores atuais e de
quando eram crianças e que tipo de valores as pessoas atualmente tendem a
priorizar.
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