"(...) não atribuímos à técnica ou ao instrumento utilizado o sentido político da intervenção profissional, mas sim aos referenciais teórico-metodológico e ético-político que esses profissionais se baseiam para explorar, principalmente durante os trabalhos com grupos, a dimensão político-pedagógica inerente à profissão." (MOREIRA, O trabalho com grupos em Serviço Social: p.144)

terça-feira, 1 de julho de 2014

Dinâmicas "Identidade e Valores"

Objetivo(s): colocar o adolescente em contato com seus próprios valores, levando-o a refletir sobre o que ele considera mais importante em sua vida.


Metodologia: escrever na lousa algumas frases que expressem uma atitude diante da vida ou um valor. Exemplos: a) para ir a uma festa, Beto não hesitou em gastar as economias que tinha para comprar uma calça nova. (valor subtendido: a importância do “ter”); b) Cleide ofereceu-se para cuidar da irmã caçula para sua mãe ir ao supermercado, mesmo tendo que adiar o encontro com o namorado. (valor subtendido: solidariedade). Listar algumas ações que tenham importância para os participantes, tais como: “Ir a uma festa”; “Sair com o(a) namorado(a)”; “Cuidar da irmã (ou irmão) caçula”; “Estudar para uma prova”; “Sair com amigos” e “Fazer o dever da escola”. Distribuir uma folha de papel para cada participante e pedir que eles a dobrem ao meio (de maneira que eles tenham dois lados, um direito e outro esquerdo). Em seguida, pedir que escrevam do lado direito da folha, em ordem de importância, algumas ações listadas que fazem parte do seu dia-a-dia. O dinamizador deverá pedir que, do lado esquerdo da folha, o participante escreva: “quando eu era criança, para mim as coisas mais importantes eram”. Depois deverá pedir que leiam os dois lados da folha comparando-os, estabelecendo as diferenças entre o que hoje acham importante e o que achavam importante quando eram crianças. Em pequenos grupos, os participantes deverão então discutir o que pensam e, depois de voltarem para o grupão, o dinamizador deverá coordenar a discussão polemizando as escalas de valores atuais e de quando eram crianças e que tipo de valores as pessoas atualmente tendem a priorizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário