"(...) não atribuímos à técnica ou ao instrumento utilizado o sentido político da intervenção profissional, mas sim aos referenciais teórico-metodológico e ético-político que esses profissionais se baseiam para explorar, principalmente durante os trabalhos com grupos, a dimensão político-pedagógica inerente à profissão." (MOREIRA, O trabalho com grupos em Serviço Social: p.144)

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Dinâmica “do Ponto”

Objetivo(s): proporcionar reflexão sobre preconceitos.


Metodologia: pegar uma folha totalmente em branco (papel ofício) e fazer um ponto no centro. Perguntar ao grupo o que eles veem. As respostas costumam ser: “um ponto”, “um rabisco”, “uma marca” etc. O dinamizador então diz: “Não. O que vocês estão vendo é uma folha”. E então o dinamizador tem a possibilidade de refletir sobre como em nossa sociedade as pessoas estão acostumadas a enxergar somente as marcas, as características, os “defeitos” e não o todo. Uma folha é uma folha, com ou sem um ponto, assim como uma pessoa é uma pessoa, com ou sem deficiência, com ou sem cabelo crespo, gordo ou magro, heterossexual ou não.

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