"(...) não atribuímos à técnica ou ao instrumento utilizado o sentido político da intervenção profissional, mas sim aos referenciais teórico-metodológico e ético-político que esses profissionais se baseiam para explorar, principalmente durante os trabalhos com grupos, a dimensão político-pedagógica inerente à profissão." (MOREIRA, O trabalho com grupos em Serviço Social: p.144)

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Dinâmica “do Tangram”

Objetivo(s): refletir sobre a importância da participação política dos usuários junto à instituição no sentido de promover as mudanças almejadas.


Metodologia: colar / escrever em cada peça do quebra-cabeça japonês Tangram (foto abaixo) uma “peça” importante que compõe a instituição na qual você e os usuários estão inseridos (por exemplo, em uma escola: alunos, professores, grêmio estudantil, famílias, CEC, direção, funcionários). Embaralhar as peças e pedir para os participantes, de forma coletiva, montar um quadrado com todas as peças do quebra-cabeça em cinco minutos. Dar um tempo extra caso não tenham conseguido. Depois fazer a reflexão crítica sobre a importância da participação ativa de cada uma dessas “peças” junto à instituição no sentido de que esta venha, com isso, atender aos interesses da maioria. Falar das dificuldades inerentes a esses processos de disputas e mudanças e fazer relação com a dificuldade vivenciada pelo grupo na montagem do Tangram.


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